<$BlogRSDURL$>

sábado, abril 10, 2004

O Conceito da Verdade 

Um conceito em decadência na sociedade contemporânea é o da verdade. As instituições de ensino superior formam seus alunos com a idéia de que verdade é algo subjetivo, pessoal e intransferível, cada um tem a sua e ninguém é dono dela. Embora este ponto de vista nos ajude a ter uma sociedade mais pacífica e tolerante, pensar mais profundamente sobre o assunto nos mostra que isso é apenas um modo politicamente correto de lidar com a questão.

Se os conceitos de certo e errado não existirem, não há porque você ler este texto, porque no fim das contas ele não estará certo nem errado. Ele é simplesmente minha opinião. Da mesma forma, suas opiniões não passam de um delírio arrogante de sua mente egocêntrica. Segundo este conceito, cada um de nós é um pequeno Universo ambulante criando e destruindo verdades que não possuem nenhuma aplicação externa. No final das contas, todos nós passamos a vida inteira crendo em ilusões dos outros ou criando as nossas. A existência então fica sem sentido, já que não existe nenhum motivo real pelo qual viver.

As filosofias orientais também são responsáveis pela disseminação desta idéia, já que para eles cada ser humano é uma instância completa do Universo, cada um de nós é um deus. E para eles não importa no que você creia. Se você não acertar desta vez, terá milhões de outras chances, porque você vai ressurgir em outras formas até aprender. Quando líderes e adeptos destas filosofias dizem que todas as verdades são igualmente válidas, eles estão mentindo desapercebidamente. O que realmente acontece é que o fato de você não crer na verdade deles não lhe traz nenhum dano nesta vida, pois você terá outras. Eles estão dizendo: “Minha verdade é a absoluta. Mas se você não aceitá-la desta vez, terá outras chances”.

Quando um cristão afirma que algo é certo ou errado, automaticamente é tachado como fanático, retrógrado ou inculto. Quando um muçulmano pega um avião e o lança contra torres americanas, a mídia mundial em uníssono diz que esse é um dos males da “verdade absoluta”. Isso acontece porque o conceito introjetado na mente dos repórteres formados nas melhores universidades diz que nenhuma verdade é superior às outras. Será? Analise a seguinte frase: “A Verdade Absoluta é que Não Existe Verdade Absoluta”. Isso é uma contradição óbvia! Afirmar que não existe verdade já é uma alegação de verdade. E não há nada que faça-a superior à afirmação “Jesus é o Senhor”, ou “Buda é o maior mestre”, ou “Alá é o único Deus”. Vejam que todas elas são alegações de Verdade.

Sem o conceito da verdade não há motivos para buscá-la. Mas chegando-se à conclusão de que há algo no Universo que é o certo, e que este algo sempre esteve e sempre estará lá, surge a necessidade gritante de responder às perguntas mais importantes da vida: “Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou?”. Surge também a necessidade de parâmetros para determinar o certo e o errado. A questão da vida é relevante demais para ser deixada de lado pela frase: “Não existe verdade absoluta”. Isso é comodismo porque foge do centro da questão. É hipocrisia porque serve como capa de tolerância. E é mediocridade porque conduz a uma vida sem razão para existir. Jesus disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

This page is powered by Blogger. Isn't yours?